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5 Dicas para tornar a tua bicicleta mais confortável

COMO TORNAR A BICICLETA MAIS CONFORTÁVEL: 5 DICAS A opinião é unânime: quer pedale muitos quilómetros ou poucos, quanto mais con...


COMO TORNAR A BICICLETA MAIS CONFORTÁVEL:

5 DICAS


A opinião é unânime: quer pedale muitos quilómetros ou poucos, quanto mais confortável se sentir, melhor. Sentir-se confortável com a bicicleta e consigo mesmo enquanto pedala não só enriquece o prazer do ciclismo como também beneficia - e muito - a sua performance. 

As boas notícias é que existem muitas soluções para resolver as dores e tornar o ciclismo de estrada confortável, por isso aqui ficam 5 dicas baratas e simples:



1. TROCAR DE SELIM




Ninguém é capaz de andar rápido, acompanhar o pelotão ou pedalar durante muitos quilómetros se, por exemplo, sentir dores nas nádegas. Existem várias marcas de selins, mas só uma possui QUATRO patentes mundiais desenvolvidas em colaboração com uma equipa de médicos Urologistas e Andrologistas, suportado ainda com estudos publicados oficialmente no "Journal of Sexual Medicine": a SELLE SMP. Nestes selins, a área de suporte do peso do ciclista está precisamente distribuído pelos ossos pélvicos e pelas nádegas e a geometria anatómica previne a compressão da zona perineal, evitando oclusão das veias e compressão de nervos (dormências).





2. PNEUS... 23, 25, 28mm.. em TUBELESS!



É praticamente um standard: as bicicletas de estrada vêm equipadas de série com pneus 23mm. Mas há um mundo de vantagens com pneus 25 ou mesmo 28.. já para não falar nas bicicletas 'gravel' que têm vindo a conquistar adeptos pelas sua polivalência.. Provavelmente a sua bicicleta está equipada com pneus 23mm e chegou o momento de se questionar.. porquê? 

Aqui entram os dois artigos - traduzidos a partir dos originais publicados pelo portal inglês ROAD.CC (Melhor website de ciclismo, prémio Cycling Media Awards 2014) - que deve ler:




Se pensa que pneus mais largos são mais lentos, então repense o assunto. O aumento de conforto pode-o tornar mais rápido. Além disso, fique atento à época de ciclismo e pesquise por atletas 'Pro-Tour' a utilizar pneus 25mm. Não faltará muito tempo para que os pneus 25mm se tornem no novo standard.


Será que chegou o seu momento de trocar para pneus tubeless?


'' Encha estes pneus à mesma pressão dos tradicionais e garantimos que não vai parar de verificar a pressão porque vai sentir a imensa suavidade a mesma velocidade na estrada. ''




O melhor dos pneus tubeless é que vai deixar de ter receio dos furos e vai acabar por utilizar pressões mais baixas do que nos pneus com câmara, o que é um bênção realista ao conforto, particularmente na versão ensaiada de 25mm, quanto mais na versão de 28mm. E também sentimos a flexibilidade, com montes de aderência. 

Os pneus tubeless de ciclismo evoluíram muito na sua incomparável curta existência e se você já tem um par de rodas com são tubeless ready, nós recomendamos vivamente para experimentar. Os novos pneus Schwalbe Pro One são fantásticos. Tão bons, de facto, que vale a pena converter para tubeless apenas para rolar com estes pneus. Estamos ser francamente sérios.





3. FITA DE GUIADOR


Primeiro: a fita de guiador envelhece. Numa época de ciclismo, opte por trocar de fita regularmente e sinta as diferenças sempre que colocar uma nova: as micro-vibrações do pavimento são suavizadas e os seus pulsos e ombros agradecem.

Uma fita de guiador de qualidade consegue filtrar as vibrações da estrada e também fica a ganhar na aderência e confiança na bicicleta. Atualmente, marcas como a RitcheyLogic disponibilizam fita-de-guiador com 3 níveis de conforto: 



As etapas de ciclismo são diferentes: por exemplo, as provas clássicas percorrem estradas habitualmente com trânsito por isso com piso tendencialmente quebrado. Enquanto isso, algumas etapas de montanha têm segmentos de empedrado. Para cada uma das etapas, reveja a sua fita de guiador.



4. CALÇÕES


Uns calções de ciclismo com uma carneira ('pad') de alta-densidade fazem uma enorme diferença no seu conforto. As diferenças são não só palpáveis como visíveis: habitualmente, as marcas de calções disponibilizam diferentes tipos de carneiras cujas características são personalizadas para o tipo de ciclismo que pratique.

Nestes artigos sobre a marca Giessegi, falamos de equipamentos de ciclismo personalizados, mas igualmente das carneiras disponíveis:



.. mais uma dica:





5. GUIADOR & AVANÇO


Chegámos ao tema  mais sensível e provavelmente também mais complexo: trocar de guiador e/ou avanço. Compreenda porque deve questionar o equipamento de série da tua bicicleta: os guiador de estrada têm larguras diferentes - 400, 420 e 440mm são as medidas mais comuns - e as marcas de bicicletas montam-nos numa conjugação acautelada com o tamanho do quadro da bicicleta. MAS, mesmo que compre uma bicicleta no tamanho correcto, o guiador e avanço podem necessitar de uma análise ponderada..



Eis as medidas que deve rever: o DROP e o REACHO Drop é a medida vertical da curva do guiador. o Reach é vulgarmente entendido como o "comprimento", medido desde o centro do tubo superior ao centro da curva do guiador, no seu expoente máximo.

Além disso, as marcas estão a explorar novos ângulos de incidência (mais abertos), algo que é particularmente útil nos sprints..

Na ponderação de escolha do avanço  deve analisar os ângulos reversíveis disponíveis: 84º/-6º, 73/-17º, 65/-25º.


Os guiadores e avanços possibilitam uma vasta personalização da bicicleta e abrem novas oportunidades e soluções para melhorar significativamente a posição em cima da bicicleta. Contudo, sendo este um tema mais sensível, recomendamos aconselhamento especializados através de uma loja de bicicletas.




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Links úteis:

Componentes disponíveis para consulta no portal PremiumBikeDealer e à venda numa loja de ciclismo perto de si.


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