Como escolher a tua pressão de ar nos pneus (Road.CC)
Artigo traduzido a partir do original Road.CC Como escolher a pressão dos pneus O equilíbrio entre velocidade, conforto e performa...
https://www.castanheiraecastanheira.pt/2016/07/como-escolher-tua-pressao-de-ar-nos.html
Artigo traduzido a partir do original Road.CC
Como escolher a pressão dos pneus
O equilíbrio entre velocidade, conforto e performance
Encher os pneus à pressão correcta é simples, certo? Encha os pneus entre o intervalo de pressão recomendado na parede lateral e siga por aí fora. Acontece que afinal não é assim tão simples.
Os pneus fazem muitas coisas. Aderem à estrada para poder curvar e seguir em frente. Numa bicicleta de estrada, também proporcionam um efeito de suspensão, amortecendo solavancos e buracos. Têm de ser resistentes o suficiente para não furar com demasiada facilidade, mas também finos e leves para rolarem com suavidade. Todas estas coisas são afectadas pela pressão, tal como o desenho e fabrico do próprio pneu.
Quando se senta numa bicicleta, o pneu comprime. Se ficarem muito comprimido, vão-se contorcer nos aros, tornando a bicicleta difícil de controlar, aumentar a resistência de rolamento e o risco de furos por "mordida". Se não ficarem comprimidos os suficiente, a bicicleta vai ficar demasiado áspera e vai ter tão pouca borracha no chão que a aderência vai ser muito reduzida.
O equilíbrio está entre estes extremos, mas tem de haver um compromisso ideal. Como é que o encontra?
Tal como a pressão, a flexão dos pneus depende do seu peso, por isso se existe uma pressão ideal vai depender do seu peso e do seu tipo de ciclismo.
O engenheiro Frank Berto, que investigou este assunto para a revista BicyclingMagazine nos anos 80, desenvolveu uma fórmula baseada no peso de cada pneu; ele determinou que a média feliz envolvia uma flexão de 15% do pneu em relação ao seu peso.
Como ciclista recreativo ou de turismo, Berto estava provavelmente mais interessado no conforto do que na velocidade, por isso esta ideia é controversa, porque Berto recomenda pressões mais baixas do que a maioria utiliza.
A flexão do pneu é difícil de medir, mas Berto fez imensas medidas de carga e definiu que a pressão de um pneu necessitava de uma flexão de 15% para um determinado intervalo de peso dos ciclistas e da largura dos pneus. Aqui está o gráfico das suas recomendações, mostrando a relação entre a pressão a a carga do pneu para cada tamanho de um pneu de estrada.
Há duas coisas importantes a ter em atenção neste tema. A primeira é que a largura do pneu não é a medida real. Quando Berto originalmente fez seu trabalho sobre a flexão do pneu houve um grande problema: os fabricantes de pneus rotulavam indevidamente os pneus porque o modo mais fácil de afirmar que tinha o pneu de 23mm mais leve era rotular um pneu de 21mm como um 23mm. Isso melhorou, mas alguns pneus ainda estão continuam a ser mal marcados; recentemente medimos um pneu de 28mm que acabou por ter de apenas 26mm de largura.
O outro factor é a carga (peso global) por roda. Se você pesa 72kg e a sua bicicleta pesa 8kg, então os seus pneus carregam um total de 80kg, mas nem sequer está minimamente distribuído de modo equilibrado. A roda traseira carrega mais carga, normalmente entre os 55 a 66%
Para determinar a pressão correcta, precisa de pesar a carga em cada roda. Coloque uma balança debaixo de uma roda e nivele a outra roda com livros ou revistas até ter a bicicleta normalmente alinhada. Sente-se em cima da bicicleta e coloque-se na sua posição normal de pedalar. Peça a alguém para ver os valores da balança por si. Repita o processo várias vezes em cada roda.
Se a sua roda traseira carregar um peso de 44kg e a sua roda da frente 36kg (uma distribuição de peso 55/45) e se tiver montados pneus 25mm, então a leitura do gráfico dá-lhe a indicação que necessita de 90psi na roda traseira e 70psi na roda dianteira.
É provavelmente uma pressão inferior à que coloca atualmente, mas considere-o como um ponto de partida que você pode alterar até sentir a sua bicicleta como você gosta.
Se a pressão indicada for inferior à mínima recomendada pelo pneu, significa que também pode optar por pneus mais estreitos; se for superior, então pode utilizar um pneu mais largo, desde que seja compatível com a sua bicicleta.
Como referido, esta abordagem ao assunto é controversa. Outro engenheiro, Jobst Brandt, autor do artigo "The Bicycle Whell" escreveu num post de um fórum: "o que engenheiro Berto fez não parece considerar que nas curvas apertadas ou pavimento quebrado os pneus requerem maior pressão e outras considerações que se podem sobrepor ao conforto. Atingir uma aceleração lateral máxima à volta de 1G não é algo que não funciona bem num pneu cheio apenas com pressão confortável, nem com pavimentos difíceis com rachas ou buracos à superfície.
O engenheiro Bradt também é céptico acerca da noção de Berto que as pressões no pneus da frente e no traseiro devem reflectir as respetivas cargas. Ele escreveu: "Nas descidas e em travagem forte, a roda da frente carrega praticamente o peso de toda a bicicleta. O mesmo se verifica nas subidas, pois ao pedalar sentado e com forte cadência, a roda da frente quase pode levantar".
Jan Heine acredita que perder o efeito de amortecimento/flexão dos pneus é o suficiente para reduzir a resistência de rolamento.
Se é um ciclista de lazer - com percursos curtos, com andamentos suaves nas avenidas -
então pode optar por pedalar com pressões de ar baixas e relativamente confortáveis.
No outro extremo, não se dê ao trabalho de encher os pneus demasiado para competição ou contrarrelógio. Excepto se a estrada for lisa e suave como vidro não tem qualquer vantagem, se vamos ser francos.. onde é que existem estradas assim?
No meio, deve adequar a pressão dos pneus ao seu estilo de ciclismo e às estradas. Pedala por estradas secundárias? Vá para os limites mínimos segundo o raciocínio do engenheiro Berto, com flexão de 15% do pneu e de acordo com a rotulagem do fabricante.
Nas montanhas, sugere-se a orientação de Jobst Brandt que aconselha pressões idênticas entre o pneu dianteiro e o traseiro se quiser descer com velocidade. Se não abusa muito nas descidas, então opte por pressões mais suaves para balançar o conforto.
Em todas as situações, é boa ideia aumentar ao tamanho do pneu. Já tínhamos abordado o artigo desenvolvido por Mat Brett sobre as razões para optar por pneus mais largos. É um caso convincente.
Os pneus fazem muitas coisas. Aderem à estrada para poder curvar e seguir em frente. Numa bicicleta de estrada, também proporcionam um efeito de suspensão, amortecendo solavancos e buracos. Têm de ser resistentes o suficiente para não furar com demasiada facilidade, mas também finos e leves para rolarem com suavidade. Todas estas coisas são afectadas pela pressão, tal como o desenho e fabrico do próprio pneu.
Quando se senta numa bicicleta, o pneu comprime. Se ficarem muito comprimido, vão-se contorcer nos aros, tornando a bicicleta difícil de controlar, aumentar a resistência de rolamento e o risco de furos por "mordida". Se não ficarem comprimidos os suficiente, a bicicleta vai ficar demasiado áspera e vai ter tão pouca borracha no chão que a aderência vai ser muito reduzida.
O equilíbrio está entre estes extremos, mas tem de haver um compromisso ideal. Como é que o encontra?
A média feliz do Eng. Frank Berto
O engenheiro Frank Berto, que investigou este assunto para a revista BicyclingMagazine nos anos 80, desenvolveu uma fórmula baseada no peso de cada pneu; ele determinou que a média feliz envolvia uma flexão de 15% do pneu em relação ao seu peso.
Como ciclista recreativo ou de turismo, Berto estava provavelmente mais interessado no conforto do que na velocidade, por isso esta ideia é controversa, porque Berto recomenda pressões mais baixas do que a maioria utiliza.
A flexão do pneu é difícil de medir, mas Berto fez imensas medidas de carga e definiu que a pressão de um pneu necessitava de uma flexão de 15% para um determinado intervalo de peso dos ciclistas e da largura dos pneus. Aqui está o gráfico das suas recomendações, mostrando a relação entre a pressão a a carga do pneu para cada tamanho de um pneu de estrada.
O peso importa
O outro factor é a carga (peso global) por roda. Se você pesa 72kg e a sua bicicleta pesa 8kg, então os seus pneus carregam um total de 80kg, mas nem sequer está minimamente distribuído de modo equilibrado. A roda traseira carrega mais carga, normalmente entre os 55 a 66%
Para determinar a pressão correcta, precisa de pesar a carga em cada roda. Coloque uma balança debaixo de uma roda e nivele a outra roda com livros ou revistas até ter a bicicleta normalmente alinhada. Sente-se em cima da bicicleta e coloque-se na sua posição normal de pedalar. Peça a alguém para ver os valores da balança por si. Repita o processo várias vezes em cada roda.
Se a sua roda traseira carregar um peso de 44kg e a sua roda da frente 36kg (uma distribuição de peso 55/45) e se tiver montados pneus 25mm, então a leitura do gráfico dá-lhe a indicação que necessita de 90psi na roda traseira e 70psi na roda dianteira.
É provavelmente uma pressão inferior à que coloca atualmente, mas considere-o como um ponto de partida que você pode alterar até sentir a sua bicicleta como você gosta.
Se a pressão indicada for inferior à mínima recomendada pelo pneu, significa que também pode optar por pneus mais estreitos; se for superior, então pode utilizar um pneu mais largo, desde que seja compatível com a sua bicicleta.
A controvérsia lançada pelo Eng. Jobst Brandt
O engenheiro Bradt também é céptico acerca da noção de Berto que as pressões no pneus da frente e no traseiro devem reflectir as respetivas cargas. Ele escreveu: "Nas descidas e em travagem forte, a roda da frente carrega praticamente o peso de toda a bicicleta. O mesmo se verifica nas subidas, pois ao pedalar sentado e com forte cadência, a roda da frente quase pode levantar".
Os "testes reais" do editor Jan Heine
Mais recentemente, a revista Bicycle Quarterly fez alguns testes que revelaram que não há qualquer vantagem na velocidade em encher os pneus com pressões muito elevadas. Já é amplamente reconhecido a resistência de rolamento - medida num tambor - não reduz muito a partir de uma determinada pressão. Mas como o editor Jan Heine abordou o assunto aqui, os testes no "mundo real" da Bicycle Quarterly indicam que não há redução da resistência de rolamento na mesma proporção das pressões mais altas.Jan Heine acredita que perder o efeito de amortecimento/flexão dos pneus é o suficiente para reduzir a resistência de rolamento.
Em que ficamos? Escolhas?
Então em que ficamos? Pensamos que existem 4 vectores a ponderar:Se é um ciclista de lazer - com percursos curtos, com andamentos suaves nas avenidas -
então pode optar por pedalar com pressões de ar baixas e relativamente confortáveis.
No outro extremo, não se dê ao trabalho de encher os pneus demasiado para competição ou contrarrelógio. Excepto se a estrada for lisa e suave como vidro não tem qualquer vantagem, se vamos ser francos.. onde é que existem estradas assim?
No meio, deve adequar a pressão dos pneus ao seu estilo de ciclismo e às estradas. Pedala por estradas secundárias? Vá para os limites mínimos segundo o raciocínio do engenheiro Berto, com flexão de 15% do pneu e de acordo com a rotulagem do fabricante.
Nas montanhas, sugere-se a orientação de Jobst Brandt que aconselha pressões idênticas entre o pneu dianteiro e o traseiro se quiser descer com velocidade. Se não abusa muito nas descidas, então opte por pressões mais suaves para balançar o conforto.
Em todas as situações, é boa ideia aumentar ao tamanho do pneu. Já tínhamos abordado o artigo desenvolvido por Mat Brett sobre as razões para optar por pneus mais largos. É um caso convincente.
Medidor de pressão digital
Schwalbe Airmax
Para medir a pressão dos pneus correctamente, necessita de um medidor de pressão digital de última geração. Algumas bombas tradicionais têm manómetros incorporados, mas nem sempre são muito precisos, especialmente se a bomba não for recente.
Quando o equilíbrio entre resistência de rolamento, furos, aderência em estradas com pavimento quebrado, peso, cargas, etc.. é tão complexo, exija o melhor e certifique-se que pedala - de facto - com a pressão correcta para si.
Schwalbe Airmax Pro Digital
Medidor de pressão digital
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Manómetro digital de alta precisão.
Mede pressões até 11bar e é adequado tanto para válvulas AV (auto) como SV.(Presta).
Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês com o manómetro.
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