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Como escolher a tua pressão de ar nos pneus (Road.CC)

Artigo traduzido a partir do original  Road.CC Como escolher a pressão dos pneus O equilíbrio entre velocidade, conforto e performa...

Artigo traduzido a partir do original Road.CC


Como escolher a pressão dos pneus

O equilíbrio entre velocidade, conforto e performance


 Schwalbe Pro One




Encher os pneus à pressão correcta é simples, certo? Encha os pneus entre o intervalo de pressão recomendado na parede lateral e siga por aí fora. Acontece que afinal não é assim tão simples.

Os pneus fazem muitas coisas. Aderem à estrada para poder curvar e seguir em frente. Numa bicicleta de estrada, também proporcionam um efeito de suspensão, amortecendo solavancos e buracos. Têm de ser resistentes o suficiente para não furar com demasiada facilidade, mas também finos e leves para rolarem com suavidade. Todas estas coisas são afectadas pela pressão, tal como o desenho e fabrico do próprio pneu.

Quando se senta numa bicicleta, o pneu comprime. Se ficarem muito comprimido, vão-se contorcer nos aros, tornando a bicicleta difícil de controlar, aumentar a resistência de rolamento e o risco de furos por "mordida". Se não ficarem comprimidos os suficiente, a bicicleta vai ficar demasiado áspera e vai ter tão pouca borracha no chão que a aderência vai ser muito reduzida. 

O equilíbrio está entre estes extremos, mas tem de haver um compromisso ideal. Como é que o encontra?





A média feliz do Eng. Frank Berto


Tal como a pressão, a flexão dos pneus depende do seu peso, por isso se existe uma pressão ideal vai depender do seu peso e do seu tipo de ciclismo.

O engenheiro Frank Berto, que investigou este assunto para a revista BicyclingMagazine nos anos 80, desenvolveu uma fórmula baseada no peso de cada pneu; ele determinou que a média feliz envolvia uma flexão de 15% do pneu em relação ao seu peso.

Como ciclista recreativo ou de turismo, Berto estava provavelmente mais interessado no conforto do que na velocidade, por isso esta ideia é controversa, porque Berto recomenda pressões mais baixas do que a maioria utiliza.

A flexão do pneu é difícil de medir, mas Berto fez imensas medidas de carga e definiu que a pressão de um pneu necessitava de uma flexão de 15% para um determinado intervalo de peso dos ciclistas e da largura dos pneus. Aqui está o gráfico das suas recomendações, mostrando a relação entre a pressão a a carga do pneu para cada tamanho de um pneu de estrada.



























O peso importa


Há duas coisas importantes a ter em atenção neste tema. A primeira é que a largura do pneu não é a medida realQuando Berto originalmente fez seu trabalho sobre a flexão do pneu houve um grande problema: os fabricantes de pneus rotulavam indevidamente os pneus porque o modo mais fácil de afirmar que tinha o pneu de 23mm mais leve era rotular um pneu de 21mm como um 23mm. Isso melhorou, mas alguns pneus ainda estão continuam a ser mal marcados; recentemente medimos um pneu de 28mm que acabou por ter de apenas 26mm de largura.

O outro factor é a carga (peso global) por roda. Se você pesa 72kg e a sua bicicleta pesa 8kg, então os seus pneus carregam um total de 80kg, mas nem sequer está minimamente distribuído de modo equilibrado. A roda traseira carrega mais carga, normalmente entre os 55 a 66%

Para determinar a pressão correcta, precisa de pesar a carga em cada roda. Coloque uma balança debaixo de uma roda e nivele a outra roda com livros ou revistas até ter a bicicleta normalmente alinhada. Sente-se em cima da bicicleta e coloque-se na sua posição normal de pedalar. Peça a alguém para ver os valores da balança por si. Repita o processo várias vezes em cada roda.

Se a sua roda traseira carregar um peso de 44kg e a sua roda da frente 36kg (uma distribuição de peso 55/45) e se tiver montados pneus 25mm, então a leitura do gráfico dá-lhe a indicação que necessita de 90psi na roda traseira e 70psi na roda dianteira.

É provavelmente uma pressão inferior à que coloca atualmente, mas considere-o como um ponto de partida que você pode alterar até sentir a sua bicicleta como você gosta.

Se a pressão indicada for inferior à mínima recomendada pelo pneu, significa que também pode optar por pneus mais estreitos; se for superior, então pode utilizar um pneu mais largo, desde que seja compatível com a sua bicicleta.



A controvérsia lançada pelo Eng. Jobst Brandt


Como referido, esta abordagem ao assunto é controversa. Outro engenheiro, Jobst Brandt, autor do artigo "The Bicycle Whell" escreveu num post de um fórum: "o que engenheiro Berto fez não parece considerar que nas curvas apertadas ou pavimento quebrado os pneus requerem maior pressão e outras considerações que se podem sobrepor ao conforto. Atingir uma aceleração lateral máxima à volta de 1G não é algo que não funciona bem num pneu cheio apenas com pressão confortável, nem com pavimentos difíceis com rachas ou buracos à superfície.

O engenheiro Bradt também é céptico acerca da noção de Berto que as pressões no pneus da frente e no traseiro devem reflectir as respetivas cargas. Ele escreveu: "Nas descidas e em travagem forte, a roda da frente carrega praticamente o peso de toda a bicicleta. O mesmo se verifica nas subidas, pois ao pedalar sentado e com forte cadência, a roda da frente quase pode levantar".



Os "testes reais" do editor Jan Heine

Mais recentemente, a revista Bicycle Quarterly fez alguns testes que revelaram que não há qualquer vantagem na velocidade em encher os pneus com pressões muito elevadas. Já é amplamente reconhecido a resistência de rolamento - medida num tambor  - não reduz muito a partir de uma determinada pressão. Mas como o editor Jan Heine abordou o assunto aqui, os testes no "mundo real" da Bicycle Quarterly indicam que não há redução da resistência de rolamento na mesma proporção das pressões mais altas. 
Jan Heine acredita que perder o efeito de amortecimento/flexão dos pneus é o suficiente para reduzir a resistência de rolamento.



Em que ficamos? Escolhas?

Então em que ficamos? Pensamos que existem 4 vectores a ponderar:

Se é um ciclista de lazer - com percursos curtos, com andamentos suaves nas avenidas - 
então pode optar por pedalar com pressões de ar baixas e relativamente confortáveis.

No outro extremo, não se dê ao trabalho de encher os pneus demasiado para competição ou contrarrelógio. Excepto se a estrada for lisa e suave como vidro não tem qualquer vantagem, se vamos ser francos.. onde é que existem estradas assim?

No meio, deve adequar a pressão dos pneus ao seu estilo de ciclismo e às estradas. Pedala por estradas secundárias? Vá para os limites mínimos segundo o raciocínio do engenheiro Berto, com flexão de 15% do pneu e de acordo com a rotulagem do fabricante.

Nas montanhas, sugere-se a orientação de Jobst Brandt que aconselha pressões idênticas entre o pneu dianteiro e o traseiro se quiser descer com velocidade. Se não abusa muito nas descidas, então opte por pressões mais suaves para balançar o conforto.

Em todas as situações, é boa ideia aumentar ao tamanho do pneu. Já tínhamos abordado o artigo desenvolvido por Mat Brett sobre as razões para optar por pneus mais largos. É um caso convincente.



Medidor de pressão digital
Schwalbe Airmax

Para medir a pressão dos pneus correctamente, necessita de um medidor de pressão digital de última geração. Algumas bombas tradicionais têm manómetros incorporados, mas nem sempre são muito precisos, especialmente se a bomba não for recente.

Quando o equilíbrio entre resistência de rolamento, furos, aderência em estradas com pavimento quebrado, peso, cargas, etc.. é tão complexo, exija o melhor e certifique-se que pedala - de facto - com a pressão correcta para si.





Schwalbe Airmax Pro Digital
Medidor de pressão digital

Manómetro digital de alta precisão. 
Mede pressões até 11bar e é adequado tanto para válvulas AV (auto) como SV.(Presta). 

Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês com o manómetro. 






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