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Pneus de ciclismo 25mm: A nova tendência está instalada!

Pneus de ciclismo 25mm: A nova tendência está instalada!  Porque é que deves mudar para pneus mais largos? Se ainda montas com pneus de...

Pneus de ciclismo 25mm: A nova tendência está instalada! Porque é que deves mudar para pneus mais largos?



Se ainda montas com pneus de 23mm na sua bicicleta de estrada, talvez seja altura de subir para os 25mm. Num artigo interessante elaborado pelo portal inglês ROAD.CC (Melhor website de ciclismo, prémio Cycling Media Awards 2014), foram analisadas as vantagens dos pneus "tradicionais" de ciclismo de 23mm com os de 25mm.



Há muitos anos que os pneus de 23mm são a escolha estandardizada para bicicletas de estrada, com muitos ciclistas a optarem mesmo por 21mm ou ainda menos, mas atuallmente os pneus 25mm converteram-se na opção mais popular tanto em competição como amadores. Se ainda não mudou, então está na altura de o fazer.
Eis os motivos: 

Conforto


Os pneus mais largos são mais confortáveis do que os mais estreitos.
Com maior volume de ar entre si e a estrada, um pneu mais largo permite-lhe reduzir a pressão de ar sem correr o risco de furos tipo "mordedura" (acontecem quando a câmara fura por ficar entalada entre o aro e o chão). A menor pressão aumenta a capacidade de amortecimento e melhora o seu conforto.

Esta vantagem é bastante óbvia, certo? É de esperar que um pneu largo seja mais confortável do que um pneu mais estreito e de elevadas pressões.

Mas qual é a importância do conforto? Bem, todos nos queremos sentir confortáveis quando estamos a pedalar porque sentimos-nos melhor assim, e existe uma relação entre a performance e a sensação confortável de pedalar. Consegue-se mais rendimento do nosso corpo quando estamos mais confortáveis do que quando nos sentimos desgastados e fisicamente "moídos".

Numa análise às bicicletas utilizadas nas maiores competições de ciclismo do mundo, reconhecemos que cerca de 75% dos ciclistas do último Tour de France mudaram para pneus 25mm, alguns ainda mais. Isto nas etapas "standard", pois nas etapas com empedrado, os ciclistas optaram por pneus ainda mais largos.

Certamente, por outro lado, os pneus mais largos são mais lentos? Bem, não. É tão simples como isso.



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Resistência de rolamento


Gostaria que os seus pneus rolassem com o mínimo esforço possível, mas perde-se sempre uma determinada quantidade para a resistência de rolamento. Muitos factores determinam a resistência de rolamento, tal como a largura do pneu, perfil, pressão de ar, qualidade das borrachas e a contínua deformação do pneu que se vai desgastando.
"Os pneus largos rolam mais rápido", disse Dave Taylor, Diretor de marketing da marca  de pneus Schwalbe. "A resposta está na deflexão do pneu. Todos os pneus defletem um pouco com carga. Isto cria uma área de contacto plana."
"Cheios à mesma pressão, um pneu largo e um pneu estreito têm a mesma área de contacto. Um pneu largo deflecte sobre a largura enquanto que um pneu estreito tem uma área de contacto estreita mas mais prolongada."




"A zona de deflexão do pneu pode ser considerada como um contrapeso à rotação do pneu. A área de contacto de um pneu estreito é prolongada, a roda perde a sua circunferência e produz maior deflexão durante a rotação. Contudo, num pneu mais largo, a largura da zona de deflexão é menor, calibrando melhor a circunferência da roda e por isso mesmo rola melhor e mais rapidamente". 





Tal como Dave Taylor refere, isso acontece quando ambos os pneus são cheios à mesma pressão. Contudo, a verdade é que provavelmente vai encher um pneu largo com pressões mais baixas, e por isso aumentar a área de contacto." 

Contudo, de acordo com os testes realizados, um pneu 20mm com 160psi, um pneu 23mm com 123 psi, um pneu 25mm com 94psi e um pneu 28mm com 80psi têm a mesma resistência de rolamento. 

"Na prática, o consumo de energia é menor do que na teoria, pois a maior elasticidade dos pneus vai absorver mais vibrações e impactos, que de outro modo seriam canalizados para o ciclista, acabando por aumentar a fadiga mais rapidamente."



Aerodinâmica


Como seria de esperar, o assunto mais complicado de debater é a aerodinâmica. É obviamente verdade que um pneu estreito tem sempre uma área frontal menor do que um pneu largo, mas é necessário ponderar o pneu e aro juntos do que como componentes isolados e independentes.
Pro One - O pneu tubeless da Schwalbe
 Recentemente, os aros das rodas começaram a tornar-se cada vez mais largos, em parte devido à tendência instalada para pneus mais largos. A escolha depende dos factores que coloca primeiro: aerodinâmica, resistência de rolamento, aderência, conforto, etc.. Se o seu objectivo fundamental é a aerodinâmica, deve optar por pneus mais estreitos, mas se prefere um rendimento global mais equilibrado entre os vários factores, a largura do pneu deve ter em conta o perfil do aro. 

Contudo, os pneus mais estreitos criam maior turbulência aerodinâmica e necessitam de aros de alto perfil para estabilizar e orientar o fluxo de ar. Por sua vez, os aros mais largos têm melhor suporte mecânico para pneus de maior largura e canalizam o fluxo de ar pelas rodas de modo mais equilibrado.


Então a tendência vai ser extra-largo?

A pergunta é óbvia: porquê parar aos 25mm? Porque não utilizar pneus 35mm numa bicicleta de estrada?

Primeiro, um pneu extra largo não tem equilíbrio com os aros e rodas actuais. Segundo, a maioria das bicicletas de estrada só têm espaçamento calculado para pneus até 25mm. E terceiro, os pneus mais largos iriam aumentar demasiado a inércia da roda e seriam lentos nas acelerações e sprints.

Por estas razões, os pneus 25mm rapidamente vão tirar o lugar aos standard 23mm.




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Links úteis:
Pneus 25mm Schwalbe no Portal PremiumBikeDealer


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