Loading...

Ritchey Commando: uma valente fatBike de aço!

Ritchey Commando: uma FatBike valente como aço! Apresentada por «Ele» - Tom Ritchey - no Festival NAHS  de 2015, o quadro FatBike Ri...


Ritchey Commando:
uma FatBike valente como aço!

Apresentada por «Ele» - Tom Ritchey - no Festival NAHS de 2015, o quadro FatBike Ritchey Commando está à altura do nome.. e da pintura! O verde militar da pintura é tão icónica como o próprio Tom Ritchey: fabricada integralmente em aço, tem uma capacidade quase insana de passar por cima de tudo... por isso mesmo o verde mate típico das viaturas militares é a cor que melhor assenta ao perfil da Commando!


 > Lê aqui os ensaios dos portais: Fat-Bike.com | Singletracks | MtbR <


Imprensa: revelação da Ritchey Commando pela MTBR!

Nesta foto, o quadro Ritchey Commando com montagem feita pelo portal MTBR (ainda por finalizar) contrasta os volumosos pneus com a tubagem elegante e distinta do quadro...

Ritchey Commando review portal MTB-R

Na foto de baixo - o detalhe das soldaduras, curvas e pintura. Um quadro de aço com qualidade de acabamento à escala do impressionante!


O nível de acabamento prolonga-se pela coluna de direção, ponteiras dos travões de disco e os diversos suportes para grelhas de bagagem (dianteira e traseira). O Séc.XXI faz eco em cada detalhe deste quadro com as mais recentes tecnologias e "standards" da indústria ciclista. As soldaduras suavizadas são um encanto.. pela mão do «mestre» Tom Ritchey.




Vídeo: ensaio da Ritchey Commando no BikeTV!




Imprensa: ensaio da Ritchey Commando no Fat-Bike!

Testada durante 6 semanas, a primeira ideia que tiveram foram duas preocupações: o peso e a relação "alta" da transmissão. Habituados a FatBikes mais leves, soaram muitos alertas.. o peso das FatBikes é sempre muito sobrevalorizado e enfatizado com boatos místicos: nos primeiros quilómetros do ensaio, sentiram que a Ritchey Commando foi mesmo feita para ser.. uma FatBike! Apesar de ligeiramente mais pesada, «trespassa» em qualquer trilho como manteiga e o "encaixe" da geometria é tão familiar que é possível sentir que a bicicleta foi quase feita por medida.


Nos comentários sobre a Ritchey Commando, é impossível não gostar da estética "bulldozer". O quadro e forqueta com tubos estreitos em aço contrasta com os volumosos pneus e denuncia o comportamento desta FatBike «pura e dura» que grita por trilhos estranhos e difíceis. As décadas de desenvolvimento e fabrico de quadros em aço coloca em cima da mesa o corpo e alma de todo o know-how RitcheyLogic Tubing II e coloca o provérbio "Steel is Real" no «radar» ou lista de desejos de qualquer ciclista. Este quadro é perfeito para qualquer ciclista que pretenda montar uma bicicleta utilizando os componentes que foi acumulando na garagem, criando assim uma bicicleta verdadeiramente única e sem igual. Um orgulho!


Imprensa: ensaio da Ritchey Commando no Singletracks!

A Commando é em aço e vendida apenas pelo conjunto quadro + forqueta. A montagem é totalmente personalizada e possui alguns destaques interessantes: a tubagem em aço é de tripla espessura e é compatível apenas com travões de disco!

A montagem da Ritchey Commando do  Singletracks inclui travões Shimano XT, transmissão SramX5 2x10, e claro, um conjunto guiador, avanço e espigão de selim Ritchey Trail. Os componentes Ritchey continuam ainda nos punhos e selim.

The Ride

No primeiro contacto, levaram a Ritchey Commando numa missão standard: subir (e descer) alguns trilhos no deserto de Bootleg Canyon.. as primeiras impressões revelam o peso nas subidas, mas a diferença para uma bicicleta mais leve não é tão perceptível quanto isso. Na descida, escolheram um trilho de downhill e deixaram um grupo de "muito competentes atletas" com bicicletas "bem bonitas" sair na frente, sabendo que: a) esta bicicleta é uma FatBike rígida e b) o rider em causa não é muito bom a descer.. 

É chocante: o rider do teste ultrapassou o grupo de downhill pouco depois de começar a descer! Quando mais descia, mais confiante se sentia! Não demorou muito até elevar a Commando no ar, seguir as linhas mais elevadas nos relevés da pista e sobretudo sobrevoar tudo que se atravessasse no caminho da Commando! Quando o nível de demência temporária começava a atingir níveis de alerta vermelho, foi altura de abrandar.. ainda bem, pois se esta montagem tivesse uma suspensão.. o choque poderia ser ainda maior! 



Já longe de trilhos perigosos, é altura de reflectir: a capacidades da geometria Ritchey e moldagem do aço colocam na Commando um temperamento apurado nas descidas. As soluções de geometria revelam ainda que a Commando não tem uma vertente ou orientação específica: foi concebida para quem não tem um trilho que goste em particular, mas para quem gosta apenas de sair e pedalar por aí. Tudo o que lhe aparecer... é para seguir em frente!

A Ritchey Commando é provavelmente a FatBike mais evoluída que passou pelo Singletracks e é certamente a que tem o melhor design. O poder do aço prende o olhar durante horas e horas. A FatBike Commando não é para qualquer um, mas para aqueles que a ensaiaram, "foi um ensaio e pêras!"

________________
SPECS : 
- Quadro e forqueta fabricados aço de qualidade premium;
- Tubagem de tripla espessura Ritchey Logic II
- Caixa de direcção forjada e maquinada: mais leve e robusta que a standard 1.1/8'
- Eixos: 135mm à frente; 170mm atrás
- Suporte para grelhas de bagagem dianteira e traseira
- Capacidade máxima para pneus 26x3.8'

________________
- Preço PVP: 1079,90€

_______________
Links úteis:
Componentes RitcheyLogic no Portal PremiumBikeDealer

videos 947231137834903191

Enviar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Nutrição Desportiva

Equipamentos Personalizados

Selins Anti-prostáticos

Películas de Proteção