Bikeradar: "Simplesmente o melhor pneu tubeless de estrada que alguma vez testamos"!
O veredicto do portal Bikeradar coloca o pneu Schwalbe Pro One no topo do ciclismo! Leia o artigo publicado (traduzido para portug...
https://www.castanheiraecastanheira.pt/2015/10/bikeradar-simplesmente-o-melhor-pneu.html
O veredicto do portal Bikeradar coloca o pneu Schwalbe Pro One no topo do ciclismo!
Leia o artigo publicado (traduzido para português)
![]() |
Schwalbe Pro One - Ensaio no portal Bikeradar |
Veredicto Bikeradar
"Simplesmente o melhor pneu tubeless de estrada que alguma vez ensaiamos"!
O pneu Schwalbe Pro One utiliza o composto triplo de borracha com secção central mais dura para maior eficácia, laterais com borracha macia para aderência em curva e uma base inferior de borracha muito macia que não contacta como chão, mas que ajuda a reduzir a resistência de rolamento. Os testes de resistência de rolamento Schwalbe são realizados em laboratório com rolos e carga de 50kg com a roda a girar a 30km/h. Nesse teste, o Schwalbe Durano "custa" 29 watts de resistência. O Schwalbe One mediu 22 watt e o One Tubeless apenas 19watt. O novo Pro One, segundo a Schwalbe, regista apenas 17 watt de esforço.
![]() |
O pequeno furo que se consegue ver ao centro veda mais rapidamente do que você se apercebe que furou. |
Percorremos com o Pro One uma variedade de pisos, desde estradas com piso quebrado a alcatrão macio como manteiga, e ainda alguns trajectos à chuva. Depois de 650km percorridos intensivamente, o perfil já apresenta alguns sinais de desgaste e algumas marcas dos maus-tratos. O lado positivo da aderência e suavidade de rolamento é a menor longevidade da borracha macia.
Mesmo apesar de ter passado por cima de vidros, pedras afiadas e sabe-se lá mais o quê, os pneus não furaram. Durante um dos trajectos devemos ter atingido algo que furou o pneu, mas só nos apercebemos no dia seguinte quando estávamos a preparar a bicicleta para mais um percurso e reparamos no selante no espigão de selim. Isto teria custado uns bons 5 minutos, uma câmara e meio cartucho de CO2, mas agora só nos custou dois minutos de limpeza.
Então como são realmente? Colocamos deste modo: cheios com pressão de 90 psi, sentem-se como se tivessem 70 psi. Os pneus Schwalbe amaciam as imperfeições da estrada, reduzem a fadiga e aumentam a confiança nas curvas.
Os pneus Schwalbe impressionaram-nos quando os ciclistas da equipa IAM Cycling Team arrancaram para o Paris-Roubaix com pneus S-One de 30mm tubeless, e o ciclista Martin Elminger terminou em quinto lugar. Depois de umas centenas de quilómetros com Pro One, também me converti.
____________
Links úteis:
Pneus Schwalbe One disponíveis no Portal PremiumBikeDealer